A Política de Compliance do Hospital Regional José Alencar (HRJA) entrou em vigência no dia 15 de abril de 2021, tendo por objetivo estruturar e instituir uma série de mecanismos destinados a fortalecer, ainda mais, a cultura de cumprimento das leis e de comportamento ético dentro da Instituição.
O Compliance Officer do HRJA, Gustavo Silva Stark Resende, realizou um treinamento do qual participaram todos os gestores do HRJA, a partir das 16h00min desta quinta-feira. Durante a reunião, na qual foram apresentados os aspectos de maior relevo previstos na política — dentre os quais os mecanismos de prevenção, detecção e resposta a desvios de conduta — os participantes tiveram a oportunidade de compartilhar experiências e aprofundar seus conhecimentos na área.
Conforme explicou o Compliance Officer, "a instituição do Compliance dentro do Hospital Regional é reflexo de um processo de amadurecimento na aplicação de seus valores organizacionais, sobretudo no que concerne à ética, à responsabilidade e à transparência. A aplicação das leis e a manutenção de uma conduta ética sempre foram uma preocupação dentro Hospital Regional, mas agora contamos com uma estrutura destinada especificamente para a matéria. Os componentes da Comissão de Compliance estão engajados na busca por meios de conscientizar colaboradores, parceiros e terceiros, bem como todos aqueles que se relacionem com o Hospital Regional, quanto àquilo que é esperado deles. O Hospital Regional José Alencar não compactua com condutas antiéticas ou que desrespeitem o ordenamento jurídico."
O Programa de Integridade (ou Programa de Compliance) do HRJA conta com oito diferentes mecanismos:
Código de Conduta Ética do HRJA.
Avaliação da adequação ética e legal dos documentos institucionais.
Mecanismos de controle.
Auditorias internas.
Treinamento, difusão e divulgação.
Canal de Denúncias.
Procedimento Administrativo de Compliance (PAC).
Resposta às infrações e desvios de conduta detectados.
Para ter mais informações sobre a matéria, acesse a aba Compliance de nosso site institucional ou entre em contato com nossa Comissão de Compliance.
Comments