A Chave de Enfermagem realizada nos dias 29 e 30 de outubro de 2019 teve como tema o papel da Enfermagem no controle e prevenção da infecção hospitalar.
O convidado foi o enfermeiro Elton Sousa, especialista em Terapia Intensiva, Urgências e Emergências, Docência no Ensino Superior e mestrando em Infectologia pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro.
A palestra trabalhou inúmeros aspectos relacionados às infecções hospitalares, inclusive o contexto histórico do surgimento do conceito de controle de infecção no século XIX, com os trabalhos de grandes cientistas do período do Iluminismo.
O palestrante apresentou ao conjunto os Protocolos da SCIH do Hospital Regional José Alencar (HRJA), trabalhando de forma mais detida o Protocolo de Prevenção de Infecção do Trato Urinário (relacionada e não-relacionada a cateter vesical, respectivamente, ITU-AC e ITU-NAC), a epidemiologia e fatores de risco, os principais agentes etiológicos (flora intestinal e infecção cruzada), as hipóteses de indicação do uso de cateter urinário, a criação de infraestrutura para prevenção, mecanismos de vigilância de processos, indicadores relacionados à ITU no HRJA, formas corretas de manuseio do cateter, estratégias especiais para prevenção de ITU-AC (assim como as estratégias que não devem ser utilizadas para prevenção) e os cuidados que a Equipe de Enfermagem deve adotar para prevenção da Infecção Urinária, dentre outros.
Foi trabalhado, na sequência, o Protocolo de Higienização das Mãos, com a apresentação dos conceitos correlatos, os (cinco) momentos para a higienização das mãos, os efeitos e velocidade de ação dos principais grupos de produtos utilizados para higienização (álcoois, clorexidina 2% ou 4%, compostos de iodo, iodóforos e triclosan), a forma correta de higienização das mãos.
Ato contínuo, foi apresentado o Protocolo de Precauções Padrão e Adicionais, com abordagem sobre precaução para aerossóis, gotículas e contato, uso de avental, locais onde podem ser localizados micro-organismos nos ambientes hospitalares, as bactérias multirresistentes (BMR) e as atividades desenvolvidas pelo Serviço de Controle de Infecção Hospitalar (SCIH) no controle da disseminação de micro-organismos.
A Chave de Enfermagem é um evento realizado mensalmente no HRJA e se destina à capacitação constante dos profissionais da área. A Coordenação de Enfermagem seleciona temas relacionados à prática assistencial e, após validação com a Diretoria Administrativa do Hospital, realiza um convite a especialistas da área.
Comments